JL Massaro Hotel Náutico Iate Clube de Guaratuba
Pesquisar
...
 
Informações
... Cidade
... Como Chegar
... Esportes
... Turismo
... Galeria de Fotos
 
Endereços
... Clube
... Construtora
... Hotel
... Imobiliária
... Internet
... Cad. de Empresas
 
Notícias
... Destaques
... Esportes
... Geral
... Policial
... Política
... Rápidas
... Turismo
 
Serviços
...Imóveis
...Tábuas das Marés
...Previsão do Tempo
...Previsão das Ondas
...Cadastre-se
...Contato
 
Policial
06/02/2009 :: Blitz ambiental apreende material de pesca predatória
Fonte: Bem Paraná


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Policia Ambiental – Força Verde já realizaram 122 abordagens para coibir a pesca predatória no Litoral paranaense, durante esta temporada de verão. A primeira fase do trabalho envolve a orientação e notificação dos pescadores amadores e profissionais encontrados em alto mar e nas baías: de Guaratuba, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba.

Apenas na última Operação, realizada terça-feira (03) na região Sul da costa Litorânea – que abrange os municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná - foram abordadas 16 embarcações e seis redes que estavam sendo utilizadas para o arrasto de camarão foram aprendidas. A pesca estava sendo realizada a menos de uma milha da costa, o que é proibido pela legislação. Nas fiscalizações são verificadas as licenças de pesca e a licença da embarcação.

“Das 122 abordagens que realizamos notificamos somente 10% dos casos, pois o objetivo não é apreender e multar os pescadores, e sim de conscientizá-los. Preservando o ecossistema marinho, eles estarão garantindo a sustentabilidade da atividade pesqueira”, declarou o secretário Rasca Rodrigues.

O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, disse que neste período os órgãos ambientais intensificam a fiscalização para garantir a proteção dos ecossistemas aquáticos – utilizando barcos, automóveis e até mesmo aeronaves.

“O estuário lagunar está tendo atenção especial do IAP e da polícia ambiental por se tratar do berço de reprodução das espécies marinhas”, afirmou Burko.

O coronel Sérgio Filardo, comandante da Polícia Ambiental Força Verde, lembrou que as blitzes de fiscalização garantiram, na última temporada, uma redução em 90 % das atividades ilegais cometidas por pescadores amadores e profissionais.

Operação aérea e aquática - Além da fiscalização aquática, a Força Verde tem feito monitoramentos da Costa com o apoio de helicópteros. De acordo como tenente Álvaro Gruntowski, responsável pelas fiscalizações, as aeronaves tornam o trabalho 100% eficaz.

“É muito mais abrangente e permite a identificação de todos os pescadores que estão atuando dentro da milha proibida. Quando utilizamos apenas os barcos, muitos conseguem fugir, o que não ocorre com o apoio de helicópteros”, destacou o tenente.

Segundo ele, apenas em uma das operações de fiscalização aérea-aquática foram identificados nove barcos de pesca praticando o arrasto do camarão. Os barcos são fotografados e os proprietários localizados. Neste caso, três deles foram identificados como moradores da Ilha de Superagui, um de Guaratuba e dois de Matinhos. Os policiais fazem todo o registro fotográfico da operação, utilizado para comprovar o crime ambiental.

“Em duas semanas localizamos e autuamos seis destas embarcações, pois é necessário esperar o retorno dos pescadores para que a notificação seja feita no continente”, mencionou.

O tenente Álvaro lembrou que o trabalho de fiscalização no Litoral é diferenciado dos municípios do interior do estado, onde a pesca é fiscalizada nos rios. “A legislação para a pesca em rios é uma só, pois o período de defeso proíbe a pesca de todas as espécies. Já na região litorânea, são portarias e resoluções específicas para cada tipo de peixe, região e período de reprodução. É impossível para o pescador ter conhecimento de cada uma delas, por isso fazemos um trabalho de orientação antes de autuar”, destacou o tenente da Força Verde, Álvaro Gruntowski.
:: Voltar ::
:: Indique esta notícia para um amigo(a)
:: Envie seus comentários a respeito desta notícia
Veja todas as notícias
| Destaques | Geral | Esportes | Policial | Política | Turismo |
Copyright © 1998 - 2008 Bruc Sistemas para Internet Ltda. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bruc Internet
Patrocinadores