Bolão Imóveis Hotel Náutico Objetiva Imóveis
Pesquisar
...
 
Informações
... Cidade
... Como Chegar
... Esportes
... Turismo
... Galeria de Fotos
 
Endereços
... Clube
... Construtora
... Hotel
... Imobiliária
... Internet
... Cad. de Empresas
 
Notícias
... Destaques
... Esportes
... Geral
... Policial
... Política
... Rápidas
... Turismo
 
Serviços
...Imóveis
...Tábuas das Marés
...Previsão do Tempo
...Previsão das Ondas
...Cadastre-se
...Contato
 
Turismo
:: Largo Nossa Senhora de Lourdes

Os antigos guaratubanos contavam que a imagem do Espírito Santo que se encontra na igreja Matriz foi oferecida a Guaratuba por Força Divina, que teria deixado próximo da igreja para que um devoto a encontrasse. Depois de banhada na fonte do Itororó, a imagem foi recolhida e colocada na igreja, dando a ela, poderes miraculosos que devotos cultuam até hoje. As águas cristalinas que corriam entre as pedras, abasteceram por muito tempo os moradores locais. Benzedeiras usavam a água da fonte para realizar suas curas.

Uma boa reza feita com pequenos galhos de "erva santa" ou erva baleeira como é conhecida e um pouco de água do Itororó, era uma receita muito usada para combater problemas de saúde como artrose,artrite e reumatismo. Durante vários anos Dona Rosa, esposa de um comerciante local, manteve uma rotina de fé e devoção à santa. Acordava diariamente antes de o sol nascer e se dirigia até a gruta levando quatro filhas menores. As meninas andavam em silêncio pelas poucas ruas da Vila, cada uma com uma pequena toalha sobre o ombro. Ao chegar à fonte lavavam o rosto com a água da bica e tomavam três pequenos goles.

Essa cena se repetia todos os dias como um ritual religioso. Nas paredes da gruta dezenas de placas com agradecimentos por graças recebidas, são um testemunho da fé na força milagrosa da santa. Em 1935 a Fonte do Itororó passou por uma grande transformação, quando um casal de "banhistas" que freqüentava Guaratuba em todas as temporadas de julho, decidiu construir uma gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes. Heitor Borges de Macedo e sua mulher Zina Borges de Macedo ofereceram ao município a obra que até hoje abriga a imagem da santa a quem grande parte da população nativa atribui uma grande força milagrosa.

Em 1955 o prefeito Miguel Jamur, durante seu primeiro mandato, mandou realizar melhorias na gruta e recuperar alguns setores que apresentavam sinais de desgaste pelo tempo.

:: Voltar ::
:: Indique esta notícia para um amigo(a)
:: Envie seus comentários a respeito desta notícia
Veja todas as notícias
| Destaques | Geral | Esportes | Policial | Política | Turismo |
Copyright © 1998 - 2008 Bruc Sistemas para Internet Ltda. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bruc Internet
Patrocinadores