Bolão Imóveis Hotel Náutico Iate Clube de Guaratuba
Pesquisar
...
 
Informações
... Cidade
... Como Chegar
... Esportes
... Turismo
... Galeria de Fotos
 
Endereços
... Clube
... Construtora
... Hotel
... Imobiliária
... Internet
... Cad. de Empresas
 
Notícias
... Destaques
... Esportes
... Geral
... Policial
... Política
... Rápidas
... Turismo
 
Serviços
...Imóveis
...Tábuas das Marés
...Previsão do Tempo
...Previsão das Ondas
...Cadastre-se
...Contato
 
Turismo
:: Rios

Há em Guaratuba diversos rios que desaguam na sua baía, exceto o Saí que corre para o Oceano Atlântico.

O Rio São João, que nasce no Pontal do Itararé com nome de Rio do Pontal, corre em direção ao sul, recebe o Rio Bonito, o Pirizal, o Embira e outros, entra no Estado de Santa Catarina e recebe o Iquirim, volta ao norte, entra novamente no Paraná fazendo uma grande curva na Serra do Araraquara, segue até encontrar-se com os braços do Rio Cubatão e deságua na baía depois de um curso de 60 km. Seus afluentes principais são: Araraquara, Pai Paulo, Carvalho, Taquaruvu, Rio do Melo, Vitório, Rio Claro e Rio do Meio à esquerda. Os cinco primeiros nascem na Serra do Araraquara. Vitório tem suas vertentes na Serra dos três Bicos e os Rios Claro e do Meio nascem no Morro do Descalvado. Os afluentes da margem direita são: Tinga, que nasce no Morro das Minas Velhas, Castelhano e o Nhundiaquara.

O Rio Cubatão Grande nasce no Município de São José dos Pinhais com o nome de São João, serve em parte, de divisa entre Sào josé e Guaratuba, recebe o Arraial e toma aí o nome de Cubatão até desaguar na Baía. Seus afluentes são: Castelhano, Coatís, Ribeirão Grande, Zoada, Navio Arraial, Cubatãozinho e Rio Preto. Tem um curso de cerca de 80 km, sendo navegável por embarcações de pouco calado até Três Barras, e daí para cima navegável por canoas até o Salto.

O Cubatãozinho nasce na Serra das Canavieiras entre Guaratuba e Morretes. Tem um curso de cerca de 60 km, sendo navegável por canoas até o Porto Limeira. Tem como afluentes o Ribeirão da Prata, Rio dos Henriques, Guarajuva, Canavieiras, Parado, Furta Maré e Rasgado.

Deságuam ainda ao sul da Baía: São Joãozinho, Descoberto, Empanturrado, Rio do Cedro, Rio do Saco, Rio das Garças, Buguaçu e Buguaçu Mirim. O Saí, que serve de limite entre Guaratuba e Santa Catarina com uma extensão de 14225 metros e deságua no Oceano Atlântico.

Ainda ao norte deságua na Baía os seguintes rios: dos Patos, Palmeiras, das Pedras, dos Meros, Laranjeiras, André Gomes, Quilombo, das Ostras, da Caçada e Parati, que forma o Salto Parati.

 

:: Voltar ::
:: Indique esta notícia para um amigo(a)
:: Envie seus comentários a respeito desta notícia
Veja todas as notícias
| Destaques | Geral | Esportes | Policial | Política | Turismo |
Copyright © 1998 - 2008 Bruc Sistemas para Internet Ltda. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bruc Internet
Patrocinadores